12,5% da população adulta no Brasil apresenta níveis altos de colesterol

O colesterol pode ser de vários tipos, e tanto as taxas de colesterol muito altas quanto as muito baixas são perigosas à saúde e podem gerar AVC, infartos e outros problemas cardiovasculares. Além de fatores genéticos e alimentares, outros motivos que também contribuem para a doença são hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, sedentarismo e obesidade.

Em 28/08/2019 19:24
Atualizado em 28/08/2019 19:44

Notícia por Quilombo Clínica Integrada

12,5% da população adulta no Brasil apresenta níveis altos de colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado em 8 de agosto. A data foi criada para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares (DCV), que são a primeira causa de mortalidade no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde confirmam que as DCV representaram mais de 30% dos óbitos no mundo em 2015 e em países em desenvolvimento, como o Brasil, atingiram mais de três quartos das causas de morte.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, um em cada quatro brasileiros acima de 60 anos está com o colesterol alto. Na população adulta, as estatísticas também são expressivas: mais de 18 milhões de pessoas apresentam nível acima do recomendado, número que representa 12,5% da população acima dos 18 anos.

O colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir alguns hormônios, como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto os outros 30% são provenientes da alimentação. Ao consumir grandes quantidades de alimentos gordurosos, o fígado acaba produzindo mais colesterol do que o normal, em um nível que não é saudável.

O colesterol pode ser de vários tipos, e tanto as taxas de colesterol muito altas quanto as muito baixas são perigosas à saúde e podem gerar AVC, infartos e outros problemas cardiovasculares. Além de fatores genéticos e alimentares, outros motivos que contribuem para a doença são hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, sedentarismo e obesidade. 

Para evitar níveis preocupantes de colesterol e garantir qualidade de vida é essencial consultar regularmente com profissionais da saúde e testar seus níveis de colesterol, por meio de exames de sangue. Uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de nutrientes e vitaminas, é fundamental para manter bons níveis de colesterol, evitar doenças, além de proporcionar bem-estar e disposição. A Clínica Integrada Quilombo oferece serviços de nutrição clínica, esportiva e estética. Agende sua consulta pelo telefone (49) 3346-2899 e dê atenção especial a sua saúde.

 


Tags da postagem

Colesterol Quilombo Clínica Integrada Quilombo SC 28 De Agosto De 2019